segunda-feira, 18 de maio de 2009

Processos Iniciais de Leitura e Escrita

Olá...

A aula do dia 05/05 continuou com a reflexão do texto "Processos Iniciais de leitura e escrita", da autora Rosineide Sousa, o que levou os alunos da turma, juntamente com o professor Ivan, a indagarem como esses processos devem acontecer e como há meios que possibilitam o contato das crianças com a escrita e a leitura antes mesmo de iniciarem sua vida escolar.

No mais, a aula foi "deslocada" para a sala de informática para que o professor passasse algumas dicas sobre o uso dos blogs para que os alunos ainda perdidos possam atualizar seus portifólios eletrônicos.
Aproveitando, agradeço ao Ivan pelas sugestões para incrementar os blogs. Ajudam muito a melhorar a aparência dos portifólios. Então, professor, obrigada!!


Ainda refletindo sobre os processos que dão oportunidade de a criança começar a se familiarizar com a leitura e a escrita, deve-se evidenciar os tipos de gêneros textuais, os quais o aluno deverá conhecer para futuramente usar como uma ferramenta de comunicação. Dentre estes, pode-se citar a carta, o telegrama, o bilhete... todos possuem em comum a escrita e necessitam da leitura para a sua interpretação. Devido a isso, uma preparação adequada do educando para ler, saber compreender o que está escrito, interpretar precisa ser fortalecida pelo educador a fim de que seu aluno não se torne um analfabeto funcional.


Esta imagem demonstra como deve ser a relação do ser humano para com o mundo da Leitura e da Esrita. Deve ser algo harmonioso, e esta percepção precisa ser passada para as crianças pelos educadores e pelos pais.

Um comentário:

  1. Fernanda, apesar de não ter deixado comentário aqui, observei que as suas postagens do mês de maio ficaram bem coerentes e demonstram seu processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir