Tudo bem com vocês?? Espero que sim!! =D
Desculpem pelo sumiço!!
Na aula do dia 19/05 foi feita pelo professor, em conjunto com a turma, uma leitura do texto "Oralidade e Escrita". Várias percepções foram abordadas e alguns esclarecimentos foram ocorrendo ao longo da aula.
O texto é rico em informações acerca da organização da fala e da escrita e os elementos que fazem parte do método conversacional. Esta, para ser compreendida é necessário que se faça uma avaliação do seu processo. Para isso, parte-se da premissa de que a conversação é realizada através da interação de, no mínimo, dois interlocutores que, geralmente, falam de assuntos do cotidiano. Consequentemente, observa-se como estes utilizam sua fala, podendo ser relativamente simétrica - na qual os interlocutores possuem o mesmo direito de ter a palavra e de escolher o assunto - ou assimétrica, onde um dos interlocutores garante o privilégio da fala. Além disso, se eles estão em uma mesma situação, a atividade conversacional possibilita salientar o caráter interativo. As variáveis que constituem tal atividade são: tópico ou assunto, situação, papéis dos participantes, modo e meio de discurso. Cada uma foi abordada pelo professor para que dúvidas fossem esclarecidas. Entretanto, a meu ver, não se trata de um processo de difícil compreensão.
Para os Parâmetros Curriculares Nacionais, no processo de escuta de textos orais, o aluno deverá ser capaz de:
- ampliar, progressivamente, o conjunto de conhecimentos discursivos, semânticos e gramaticais envolvidos na construção dos sentidos do texto;
- reconheçer a contribuição complementar de elementos não-verbais (gestos, expressões faciais, postura corporal);
- utilizar a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise;
- ampliar a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posições ideológicas sustentadas em seu discurso. (p. 49)E, no processo de produção de textos orais, o aluno deverá ser capaz de:
- planejar a fala pública usando a linguagem escrita em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos;
- considerar os papéis assumidos pelos participantes, ajustando o texto à variedade lingüística adequada;
- saber utilizar e valorizar o repertório lingüístico de sua comunidade na produção de textos;
- monitorar seu desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento prévio, quando necessário;
- considerar possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais. (p. 51)
No mais, houve a troca das respostas feitas pelas duplas, enviadas pelo Ivan, e as análises destas. Mas, não foi exposto.
Até mais!!! Fernanda.
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