domingo, 26 de julho de 2009

Avaliação

Durante todo o semestre a disciplina Tendências Atuais no Ensino da Língua Portuguesa I (TAELPI) explorou, ao máximo que pôde, os temas Leitura e Escrita, em seus diversos contextos. A preocupação do professor Ivan, sendo assim percebida por mim, foi de levar à turma os aspectos fundamentais e importantes que englobam esse dois conceitos tão intensos e imprescindíveis para a formação cognitiva e acadêmica dos estudantes de Pedagogia.

A idéia de colocar as reflexões dos alunos no corpo de um portifólio eletrônico foi uma inovação como método avaliativo. E era interessante para o professor da disciplina usar tal modo como acompanhamento e verificação do nível de compreensão das discussões realizadas em sala de aula por s
er uma tarefa individual. Ou seja, através das postagens nos blogs pôde-se averiguar como os alunos expunham seus pensamentos e opiniões acerca dos temas, cada um com sua particularidade de escrita.

Como um embasamento, foi entregue a nós, alunos da turma, um texto inicial chamado "Construindo o portifólio eletrônico", o qual dava dicas para a formulação do blog. Além disso, contamos com a assistência do professor para o esclarecimento de dúvidas em relação ao uso de portifólio.


Ao iniciarmos as postagens ficou de comum acordo que estas deveriam ser feitas semanalmente. Acredito que teve quem o cumpriu, entretanto, particularmente, deixei a desejar nesse ponto, não por relaxamento ou descompromisso, mas por falta de tempo necessário. A forma que eu tinha de tentar compensar essa falha era fazer boas reflexões, claras e objetivas, para que se pudesse perceber as minhas compreensões referentes aos assuntos. No mais, creio que tenha cumprido os demais descritores exigidos, os propósitos gerais e os propósitos específicos.

Além disso, houve, no meio do período, a primeira socialização dos portifólios. Nesse encontro foram expostas as dúvidas ainda existentes, tanto sobre o manuseio dos blogs quanto sobre as temáticas a serem refletidas, e as opiniões do professor sobre o desenvolvimento dos portifólios.

O encerramento desse desenvolvimento avaliativo acontece hoje, 26/07, data estipulada para a atualização final dos blogs. Agora só resta esperar o próximo e último encontro (28/07) onde acontecerá a segunda socialização dos portifólios. Sendo assim, finalizo minha participação na construção do processo avaliativo eletrônico com a sensação de dever cumprido.

Agradeço pelo acompanhamento nas minhas postagens e por poder dividir as minhas reflexões. Foi um trabalho positivo e contribuinte para a minha construção acadêmica e cognitiva.

Um grande abraço a todos e boa sorte na carreira pedagógica,

Fernanda Costa de Oliveira.

Um comentário:

  1. Fernanda, esta reflexão ficou bastante interessante, principalmente, porque você resgatou um aspecto importantíssimo nesta experiência: o texto que serviu como orientador... Além disso, você retrata de que forma esta forma de avaliar contribuiu para sua formação e, consequentemente, deverá contribuir para sua prática profissional. Apesar dos conflitos iniciais, vejo que todos nós conseguimos atingir os objetivos.

    ResponderExcluir